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Meio Ambiente

Equipamentos de Teste

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A Bosch é reconhecidamente líder no desenvolvimento e na fabricação de sistemas diesel mecânicos e eletrônicos.
Quem mais poderia oferecer às oficinas especialistas diesel o melhor portfólio de equipamentos de testes?A Bosch disponibiliza um conjunto de opções de equipamentos que reúnem a mais alta tecnologia para as oficinas: de bancadas para sistemas mecânicos às soluções mais modernas para o reparo de sistemas Common Rail.
 
As soluções Bosch para o diagnóstico e reparo de sistema diesel incorporam mais de 80 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas e, por isso, oferecem desempenho superior, principalmente no reparo dos modernos sistemas eletrônicos, que tornam o trabalho de desmontagem, testes, reparo e montagem precisos e eficazes, de acordo com as mais rigorosas exigências desses sistemas.
 
Hoje, os sistemas Common Rail trabalham com pressão de injeção de até 2.500 bar, exigindo tolerâncias da ordem de ,002 mm na produção dos componentes móveis – 30 vezes mais fino que um fio de cabelo. Por isso, somente com equipamentos e dispositivos de alta tecnologia é possível garantir a qualidade dos serviços de reparação e assegurar que os avanços na redução da emissão de poluentes e menor consumo de combustível se perpetuem por toda a vida útil do veículo.

Exchange Bosch

Exchange

A Bosch exclusivamente com às redes Bosch Diesel Center e Bosch Truck Service, coloca  a opção para os clientes de reparação de injetores Common Rail, permitindo que aqueles usados possam ser remanufaturados (estes injetores são vendidos em virtude da devolução dos usados, injetores Common Rail remanufaturados Diesel) seguindo as mesmas normas de controles de qualidade, durabilidade e garantia dos produtos novos.

Esse produto você encontra na Rodadiesel.

A Bosch Exchange oferece um programa completo de peças de substituição para sistemas de injeção a Diesel. A competência, o desenvolvimento e a produção em série de produtos refabricados da Bosch estão concentrados em fábricas certificadas. A Bosch conta com um programa de peças de substituição único e oferece peças refabricadas com a mesma garantia que as novas.

Injetores Common Rail remanufaturados Bosch, garantia desempenho e tecnologia de produto novo. Benefício para você cliente.

Sistemas de Injeção

RAEDER

Sistema com Bomba Injetora em Linha

As bombas injetoras em linha utilizam um elemento para cada cilindro do motor. Os elementos são constituídos de cilindro e pistão. O pistão dentro do cilindro veda completamente devido a sua elevada precisão de usinagem, sem ser necessária a utilização de dispositivos adicionais, como por exemplo guarnições e anéis o'ring. Para obter tamanha precisão, as tolerâncias mecânicas do cilindro e pistão estão ao redor de 0,2 µm (mícron).

Para ter uma idéia mais precisa dessa dimensão, um fio de cabelo humano mede ao redor de 60 µm de diâmetro. Ou seja, a medida entre cilindro e pistão é 300 vezes inferior à grossura de um fio de cabelo.

O curso de cada pistão é fixo. No entanto, a quantidade de combustível se modifica através do movimento giratório do pistão, produzido pela coroa dentada, acionada pela cremalheira. Quando o pistão gira, através da ranhura, o volume de combustível injetado é modificado, conforme as exigências do motor.

Importante!

Além do dano que um elemento de má qualidade pode causar ao motor, a relação custo/benefício é muito baixa quando se utilizam elementos de outras marcas ou reaproveitados/recondicionados.

Elementos de má qualidade ou recondicionados podem dar grande prejuízo, pois além de menor durabilidade e maior consumo, ocorrem seguidos reparos, com tempo ocioso do veículo na oficina. Para produzir elementos de alta qualidade, são necessários processos altamente controlados e que atendem às rigorosas tolerâncias e especificações técnicas das principais montadoras.

Só a Bosch pode oferecer elementos com essa elevada qualidade e com a mais alta tecnologia.

Válvula de Pressão Bosch
Características Vantagens Benefícios
Medidas precisas entre cilindro e pistão Maior pressão de injeção Maior rendimento do motor
Controle de mecanização por computadores Segurança de funcionamento perfeito Maior vida útil
Utilizado no equipamento original Aprovado pelas montadoras Garantia de alta qualidade

 

Versões de bombas injetoras distribuidoras:

É feita uma distinção entre essas bombas de acordo com o tipo de controle de quantidade usado e respetiva geração e regulação de alta pressão.

As bombas injetoras distribuidoras de pistão axial (VE..) são usadas em motores com uma potência de aprox. 30 kW por cilindro e as bombas injetoras distribuidoras de pistão radial (VR..) com motores até 45 kW.

 As bombas injetoras distribuidoras são lubrificadas com combustível.

 

Sistema de Injeção Eletrônica Diesel.

O controle eletrônico do sistema de injeção representa um grande passo no desenvolvimento dos motores diesel. O moderno sistema Common Rail Bosch apresenta a mais nova tecnologia empregada em sistemas de injeção eletrônica.

Nesse sistema, a geração de pressão e a injeção de combustível são separadas, o que significa que a bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores através de um tubo distribuidor comum. Esta pressão pode ser controlada independente da rotação do motor. A pressão do combustível, início e fim da injeção são precisamente calculados pela unidade de comando a partir de informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor, o que proporciona excelente desempenho, baixo ruído e a mínima emissão de gases poluentes.

Esse sistema totalmente flexível pode ser instalado em automóveis de passageiros e até em caminhões e ônibus. Representa um enorme potencial para as futuras aplicações em motores diesel.

Filtros

Filtros Bosch 2

Os componentes dos sistemas de injeção diesel são fabricados sob as mais rigorosas tolerâncias de usinagem. Por isso, atingem as mais elevadas pressões de injeção, conseguindo maior desempenho com mínimo consumo de combustível e baixos níveis de poluição ambiental.

Para que os componentes do sistema de injeção obtenham um bom desempenho, é necessário que o combustível esteja completamente livre de impurezas. Portanto, é de suma importância a eficiência do sistema de filtragem. Quanto mais limpo estiver o combustível, mais longa será a durabilidade dos componentes do sistema de injeção, como válvulas, bico injetor e elementos.

Além disso, o combustível diesel completamente limpo garante que os micro orifícios do bico injetor não sejam obstruídos. Quando esses orifícios de injeção são mantidos limpos, fica garantida a pulverização do combustível de forma mais eficiente e completa.

Quanto melhor for a pulverização, maior será a eficiência da combustão, o que garante excelente rendimento do motor, com maior potência e baixos níveis de emissão de gases poluentes.

A Bosch possui filtros de combustível diesel que além de separar as impurezas do combustível diesel, eliminam/separam a água do diesel (para posterior dreno). Isso diminui muito os gastos com manutenção e reparos, aumentando a produtividade dos veículos. A água do combustível e seus contaminantes, eliminados pelo filtro Bosch separador, poderiam causar o desgaste prematuro da bomba, bicos injetores, pistões e cilindros, além de um consumo desnecessário de combustível, prejudicando o desempenho dos motores e contribuindo para o aumento da poluição da atmosfera.

Filtros de Combustível Diesel Bosch
Características Vantagens Benefícios
Papel filtrante especial Melhor filtragem Maior vida útil dos componentes
Resina fenólica Maior resistência do papel Maior vida útil do filtro
Separador de água Elimina a água Maior durabilidade dos componentes

 

 

Bicos Injetores

Porta Injetor

Os bicos injetores são componentes de extrema precisão, responsáveis por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor. Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor. Em conseqüência, se obtém mais economia de combustível com menor emissão de gases poluentes.

Os modernos motores diesel estão equipados com bicos injetores que devem injetar combustível sob pressões e temperaturas elevadas, tudo para que o veículo obtenha a maior potência possível. A combustão deve ser o mais completa possível, para que os gases não contaminem o ar.

Os bicos injetores Bosch são produzidos dentro dos mais rigorosos parâmetros de fabricação e obedecem ao mesmo padrão de qualidade mundial Bosch, em qualquer parte do mundo.

Bicos Injetores Bosch
Características Vantagens Benefícios
Precisão dos orifícios de injeção Pulverização perfeita Combustão completa
Superfície com adição de cromo Maior durabilidade Menos gastos com manutenção
Vedação total na linha interna de contato Maior vedação interna Não goteja; economia de combustível

Importante!

O mercado oferece bicos injetores recondicionados ou reaproveitados a um custo inferior ao dos originais. Os bicos injetores recondicionados sofrem mecanização para "tentar" voltar às medidas originais, mas ao retificar a superfície da agulha, retira-se o recobrimento de cromo, o que reduz a durabilidade e prejudica a pulverização do combustível.

Qualquer material sofre fadiga, ou seja, possui sua vida útil, e quando se trata de prolongar a utilização de um bico injetor usado, arrisca-se a vida do motor.

Pode acontecer que um bico injetor recondicionado ou de má qualidade tenha a ponta rompida por fadiga natural do material. Em conseqüência, a ponta pode cair no pistão e danificar o motor.

Portanto, recomenda-se utilizar exclusivamente os bicos injetores originais Bosch.

 

Meio Ambiente

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A Rodadiesel sendo um Serviço Autorizado Bosch, trabalha dentro dos padrões de fábrica, garantindo através de lacres o correto funcionamento do equipamento reparado, de olho no meio ambiente e para melhorar a qualidade de seus serviços prestados e dos veículos a diesel quanto a emissão de poluentes, e a redução de veículos desregulados,  e dos veículos com níveis de fumaça acima do estipulado em Resoluções do CONAMA, conta com equipamentos aferidos e homologados para regulagem dos sistemas a diesel, contribuindo assim com a responsabilidade para a preservação do Meio Ambiente.

Como é a Escala de Ringelmann?

É um cartão com um furo no centro. Ao redor do furo são impressos 5 padrões de cinza, do mais claro até o preto. O fiscal olha pelo furo em direção ao veículo que está sendo verificado e compara a cor da fumaça aos padrões de cinza. Estando a cor da fumaça igual a escala 3, 4 ou 5 da escala, o veículo é multado.

Ringelmann é forma oficial (prevista em lei), para a avaliação da fumaça de motores diesel, no país, para resolver as limitações da escala, foi desenvolvido o OPACÍMETRO. A escala de Ringelmann é uma escala gráfica para avaliação calorimétrica de densidade de fumaça, constituída de seis padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto conforme defendido no item 3.6 da NB-225 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os padrões são apresentados por meio de quadrados retangulares, com redes de linhas de espessura e espaçamento definidos sobre um fundo branco. Os padrões da Escala Ringelmann são numerados de 1 a 5 assim definidos:
 
► Padrão 1 - reticulados com linhas pretas de 1 mm de espessura, deixando, como
intervalos, quadrados brancos de 9 mm de lado, até 20% de névoa (veiculo está conforme).
► Padrão 2 - reticulado com linhas pretas de 2,3 mm de espessura, deixando, como
intervalos, quadrados brancos de 7,7 mm de lado, até 40% de névoa (veículo está conforme).
► Padrão 3 - reticulado com linhas pretas de 3,7 mm de espessura, deixando, como
intervalos, quadrados brancos de 6,3 mm de lado, até 60% de névoa (veículo está DESCONFORME).
► Padrão 4 - reticulado com linhas pretas, de 5,5 mm de espessura, deixando, como
intervalos, quadrados brancos com 4,5 mm de lado, até 80% de névoa (veículo está DESCONFORME).
► Padrão 5 - inteiramente preto; até 100% de névoa (veículo está DESCONFORME).
 

Todo veiculo polui o ar, independente do combustível utilizado. Alguns combustíveis emitem determinados poluentes em maior quantidade que outros, e todos devem atender uma “média” imposta por lei.

fumaca

 
O que é o “Opacímetro”? 
 
É um instrumento óptico que mede a quantidade de fumaça emitida por um veículo movido a diesel. Quanto mais fumaça, maior é o valor da opacidade medida. É bem mais rigoroso que a Escala Ringelmann.

 

A CETESB desenvolve rotineiramente a fiscalização da emissão excessiva de fumaça preta (partículas de carbono elementar), oriundas dos veículos automotores a óleo diesel. Durante os meses de inverno (maio à setembro), devido à dificuldade de dispersão de poluentes na atmosfera.

Na fiscalização diária realizada pelos agentes credenciados da CETESB, a constatação da emissão excessiva é realizada com o veículo em circulação na via pública, conforme estabelecido no artigo 32 da lei 997/76, regulamentada pelo Decreto Estadual 8468/76, sem a necessidade de para-lo para medições adicionais.

Os infratores são multados. O valor da multa funciona como elemento para convencer os proprietários de veículos a diesel de que a melhor opção é manter os motores bem regulados, conforme as especificações dos fabricantes.

Além do controle repressivo, a CETESB desenvolve outros trabalhos de caráter preventivo, como por exemplo: campanhas de educação, orientação e conscientização de frotistas.

 

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